quinta-feira, 6 de novembro de 2008

DOENÇAS do coleiro





Doenças do Coleiro

Este é um texto com a maioria das doenças corriqueiras ligadas ao coleiro. Existem outras que não estão relacionadas aqui; mas a maioria dos males que acomete os coleiros podem ser encontrados aqui (inclusive com sugestões de tratamento).

Coleiro Evacuando Fezes Verdes:

Provavelmente um caso de Diarréia. Será necessário diagnosticar, posteriormente, a causa da diarréia. Nestes casos o coleiro encontra-se com as penas arrepiadas, as fezes aquosas e esverdeadas. Ao redor da cloaca as penas ficam sujas e o pássaro apresenta um aspecto ruim, de sujeira. A ave deve ser isolada das demais e sua gaiola e objetos (bebedouros e comedouros) esterilizados. As causas podem ser por ingestão de verduras mal lavadas, de alface (que solta o intestino do pássaro) ou sementes velhas. Este também é o quadro da Coccidiose e de Verminoses.

Coleiro Rouco ou Respirando de Bico Aberto:

Trata-se, provavelmente, de uma doença do trato respiratório. Estes problemas, geralmente, ocorrem quando há quedas de temperatura acompanhadas por correntes de ar. Nunca se deve tirar o pássaro de um local muito quente para um local muito frio sem antes prepará-lo. Deve-se fazer isso bem aos poucos, para que a ave não tenha um choque térmico. Isso pode deixar o coleiro "resfriado". Para tratar deste problema recomenda-se deixar o coleiro dentro de casa, encapado, aquecido por uma lâmpada pequena que fique próxima à gaiola. Caso não haja melhoras, a sugestão é de levar o coleiro a algum profissional habilitado (um veterinário).

Coleiro com Dificuldade de Evacuar ou Não Evacua:

Provavelmente um caso de prisão de ventre. Isso pode vir a acontecer quando o coleiro tem pouco espaço para se exercitar. Para não ter de enfrentar este mal, basta oferecer sempre ao coleiro verduras e uma gaiola com um espaço mínimo de locomoção. Em casos já consolidados, em que o coleiro tem dificuldades para evacuar, recomenda-se uma pequena pitada de sal-de-frutas (o chamado "ENO") na água, trocando a mesma antes de virar o dia.

Coleiro Arrancando as Próprias Penas:

Isto ocorre, provavelmente, por algum desequilíbrio na alimentação da ave. Nestes casos, o coleiro estaria procurando, nas próprias penas, substâncias de origem animal que seu organismo necessita. Sugere-se larvas de tenébrio molitor ou de "praga da granja" (que é um tenébrio de menor porte, mais adequado ao tamanho do coleirinho). Mas este hábito, de arrancar as penas pode, com o tempo, tornar-se um vício para o animal (mesmo ele já estando com sua alimentação equilibrada).

Coleiro Não Faz a Muda:

Pode acontecer de um coleiro nunca completar sua muda (ficar muito tempo sem as penas). Isso pode estar acontecendo pelo fato de o coleiro não ter descanso. Ele é sistematicamente exposto a desafios com outros machos (seja ouvindo ou vendo) e seu organismo não consegue fazer o descanso que ele precisa para fazer uma muda tranqüila. Ele também pode estar sendo excessivamente exposto a uma (ou mais) fêmeas. Nestes casos deve-se encapar o coleiro, deixando somente uma parte da gaiola aberta, e impedir que ele escute outros machos. Assim, ele vai "sossegar" e fazer uma muda saudável. Também é sempre recomendado oferecer uma grande variedade de alimentos (para que não falte nada a ele) e um complexo vitamínico na água (por exemplo: Vitagold, 2 gotas para 50ml, 2 vezes por semana).

Fêmea com Ovo Entalado:

Algumas fêmeas menos experientes podem ser acometidas do chamado "ovo preso". O ovo fica entalado e a fêmea não consegue botar. Este problema é diagnosticado quando a fêmea desmonta seu ninho, ou senta-se sobre as penas do rabo. Uma alternativa de tratamento é pingar uma gota de óleo no canal de saída do ovo. Outra é colocar a fêmea sobre um pouco de vapor. Uma terceira é dar uma gotinha de azeite morno (nunca azeite quente) no biquinho da fêmea, pegá-la com a mão, abrir suas asas e fazer movimentos delicados no seu abdômen, de cima (da garganta) para baixo (à cloaca).

Peito Seco (Coccidiose):

Fica evidente quando o pássaro apresenta diarréia, com as penas eriçadas, fica no canto da gaiola, quietinho, sem se alimentar e seu peito fica proeminente. A coccidiose é contraída quando, de alguma forma, o coleiro ingere as próprias fezes. Isso pode acontecer quando ele agarra verduras com o pé sujo de fezes e depois leva o alimento à boca. Para diminuir as chances de seu coleiro ficar doente é recomendado manter os poleiros sempre limpos. Também recomenda-se tirar as banheiras do coleiro quando ele não está tomando banho (pois ele pode fazer cocô na água e, em seguida, bebê-la). A coccidiose é, em muitos casos, letal, difícil de ser tratada. Para o tratamento desta doença há várias sugestões de medicamentos específicos: Nalyt Plus, Coccinom, Coccidex. Basta procurá-los em lojas especializadas.

70 comentários:

Willian Guilherme Batista Benacheski disse...

Obrigado Pelas Informações assim irei Cuidar Melhor de Meu Coleiro !!! Eu Gostaria Q me Mandassem Sugestões De comidas e Vitaminas !! Obrigado

Unknown disse...

GOSTARIA DE SABER SE JÁ TEVE ALGUMA DOENÇA DO TIPO: O COLEIRO NÃO SE EQUILIBRA NO PULEIRO, ENXERGA MAL,NÃO CANTA, FICA COMO SE ESTIVESSE TONTO SE ALIMENTA MAL PELA PERDA DA VISÃO, SE ALGUÉM JÁ VIU ALGUMA COISA DESSE TIPO, POR FAVOR PRECISO DE ORIENTAÇÃO OBRIGADO...

junior disse...

GOSTARIA DE SABER SE JÁ TEVE ALGUMA DOENÇA DO TIPO: O COLEIRO NÃO SE EQUILIBRA NO PULEIRO, ENXERGA MAL,NÃO CANTA, FICA COMO SE ESTIVESSE TONTO SE ALIMENTA MAL PELA PERDA DA VISÃO, SE ALGUÉM JÁ VIU ALGUMA COISA DESSE TIPO, POR FAVOR PRECISO DE ORIENTAÇÃO OBRIGADO...

Christiane Boechat disse...

Meu coleiro parou d cantar, a plumagem dele está muito diferente..um amigo de roda me disse que acha q ele tem um tumor. nenhum veterinario aqui consegue me ajudar. SOCORRO!

TENERE disse...

URGENTE!!!! COLEIRO DOENTE!!!
Pessoal preciso muito da ajuda de vcs...Tenho um coleiro que esta comigo a 13 anos.Da uns dias para cá notei que ele está com o abdomen perto da cloaca muito volumoso de cor muito amarelada,não sei o que fazer,já que os veterinários que procurei não examinam esse tipo de passáros. Que doença pode ser essa? Por favor me ajudem me respondendo via e-mail que remédio posso administrar para ele!Obrigado MEU E-MAIL é hugojpneto@hotmail.com me ajudem.

Unknown disse...

Me ajude porfavor, meu coleiro esta com o papo inchado e quase não se meche ... Respira somente de bico aberto, com sinal de cansaço... O que pode ser.... ME AJUDEM ... URGENTE....

Unknown disse...

Peguei um coleiro tui tui solto na minha varanda ontem com a mão e hj me surpreendeu cantou mto ele é laranjeira bem novinho vo aprontar pra badernas :)

Unknown disse...

meu coleiro esta com prisao de ventre e esta muito inchado e amoado nao canta so fica no puleiro com os olhos fechado queria muito ajuda pq paguei muito caro e nao quiria perde meu coleiro

Unknown disse...

se alguem pude me ajuda eu agradeco

Unknown disse...

Meu coleiro parou de cantar do nada e as vezes ele fica no chão da gaiola ou as vezes dentro do pote da ração, e arrepiado paresse q sente frio muito fácil oq pode ser e oq devo fazer?

Unknown disse...

Meu coleiro está com diarreia transparentes com uma das vistas fechadas com a cabeça pra traz e n canta a quatro dias alguém sabe o que eu devo fazer ajuda

Unknown disse...

Meu coleiro está com diarreia transparentes com uma das vistas fechadas com a cabeça pra traz e n canta a quatro dias alguém sabe o que eu devo fazer ajuda

Unknown disse...

Meu coleiro está com os mesmos sintomas,mas tá baixando verde e hoje amanheceu com um fechado não sei oque fazer

Unknown disse...

Estou com dois filhotes de coleiro, e um deles está com um caroço do lado do papo ( tipo uma bolha),oque pode ser, como tratar essa ocasião?

Unknown disse...

E eles ainda estão comendo papinha para filhotes!

Rafael Bahia disse...

Oi meu coleiro tem mas de 7 meses e nunca fez uma mudamas esta com o rabo todo despenando o q aconte

Unknown disse...

Meu coleiro fez a muda e faz força pra canta mais n sai nada agente ver o bico mexendo oque faço gente ja mediquei mais adiantou se alguém poder mim ajudar

Jonas Cláudio disse...

Meu coleiro está com os dedos avermelhados e emxados ?como eu trabalhei disso

Jonas Cláudio disse...

Vermefuga ele é depois da uma vitamina? é que ele está fraco a muda de penas enfraquesce muito as aves

Unknown disse...

Meu coleiro só tem penas na cabeça,assas e rabo oq pode ser?
Ele se corsa muito

Unknown disse...

Boa noite, alguém sabe me dizer oque seria, peguei um coleiro e pelo que reparei ele come o dia todo sem parar até dormir ele dormi no cocho de alpiste, será que ele está com alguma doença ?

Leandro Junior disse...

Meu coleiro além da dificuldade de fazer as fezes ele está com anus inchado,o q eu faço?

Leandro Junior disse...

Meu coleiro além de fazer as fezes com dificuldades ele está com anus inchado,alguem pode me ajudar?

Unknown disse...

Peguei um coleiro que está com as penas todas oricada e me parece que está com a língua grudada no céu da boca ele está comendo pouco oque pode ser isso

Unknown disse...

boa noite pessoal,pois venho que para pedir ajuda tenho um oleiro que estar muito bem aparentemente,estava voando bem,em uma gaiola pequena ai resolver por ele em um voador,depois que pus ele no voador ele apresentou um comportamento estranho,der repente ficou fraco nao ta mais voando só fica no fundo da gaiola tenta voar mais nao firma os pes no puleiro da gaiola e como ci as pernas dele ficasse sem farsas peguei ele de mao tive observando que as perna nao tar mais funcionando ou seja como si ele estiversci paralitico as pernas nao fuciona mais minha judem nao cei como prosceguir com esta cituaçao

Unknown disse...

Oi por favor me ajudem por favor meu Coleiro tá tremendo no fundo da gaiola eu peguei ele na mão sinto que o coraçãozinho dele tá batendo forte, a cabeça dele vai de lado quando o coraçãozinho bate eu tô desesperada me ajudem

Unknown disse...

Bom dia por favor se puder me ajudar caiu a pena do pescoço do meu coleiro e não está crescendo pena no local já faz uns três meses e até agr nada alguém sabe oq pode ser?

Unknown disse...

Cara no coleiro está se alimentando muito parece parece que ele está inchado o gordo mas coleiro canta demais só que agora está parado só come e bebe água e fica assim jururu

Unknown disse...

Dá uma dica aí alguém

Unknown disse...

Meu coleiro de uma hora pra outra começou ficar com inchaço e balançando a cabeça pra cima e pra baixo e paro de canta ja dei um monte de remedio e continua do mesmo jeito qual remedio tenho de dar

Unknown disse...

Meu coleira não está comendo não toma agua só fica dormindo fica no fundo da gaiola fica todo empolgado poxa já coloquei remédio na água mais ele não bebe e nem come não sei mais oque fazer alguém pra ajudar

Unknown disse...

Meu colero tá com caroçcaroço no peito

Unknown disse...

Como cura alguém minajuda pfv

Unknown disse...

Minha femia esta toda fofa com as penas inchadas. O que é que eu faço

Unknown disse...

Peguei um coleiro botei ele no voador mais ele não vou.sera que ele vai abrender a voar

Unknown disse...

Meu coleiro esta no fundo da gaiola parece que só fica dormindo oq eu faco

Unknown disse...

Meu foleiro está com o anus vermelho e parece que está pra fora e fica todo inchado que devo fazer

Unknown disse...

Achei na rua, e pretendo solta-lo, mais preciso de ajuda...pois n sei como cuidar. Ele esta esquisito: mexendo a cabeça de um lado pro outro, vc pode me dizer oque posso fazer?

Unknown disse...

Vc pode me dizer tbm oque o faz agir dessa forma? Muito obrigado desde ja

Unknown disse...

Meu coleira quando eu pego a gaiola para colocar na varanda ele fica virando a cabeça e se tremendo depois volta o normal gostaria de saber porque acontece isso

Unknown disse...

Meu coleiro já tem uma idade avançada e notei que ele está com dificuldade para enxergar. Teria algum medicame tô ou vitamina para o tratamento?

Unknown disse...

Papa capim fechando um olho. Lacrinejano e fica passando no poleiro toda hora. Dou antibiótico?

Unknown disse...

Tô com o meu coleiro com o dedo do meio torto ele fica fazendo um barulho de finhote não tá cantando mais fãs 2 meses

Unknown disse...

Meu coleiro amanheceu com um olho inchado .
O que posso fazer ?

Unknown disse...

Boa noite meu coleira tem uns 20 anos comigo e ele começou a ter uma respiração ofegante e mal para no puleiro oque pode ser me ajudem por favor meu xodo

Unknown disse...

Meu coleiro esta fazendo uma muda atras da outra o que eu faço

Unknown disse...

Meu Coleiro tá bem grosso e para direto no cocho comendo o que que pode ser

Rodrigo disse...

Olá bom dia meu filhote de coleiro baiano tá com a pata esquerda o dedo de traz da pata não tá querendo fechar tô desesperado o que eu posso dar a ele ou o que devo fazer pra ele voltar a fechar a pata normal , e se fica bom sozinha normal

Unknown disse...

Bom dia meu amigo!Eu tbm estou com meu papa capim assim e gostaria d saber o q fazer.

Unknown disse...

Dar coccidex pra ele!

Unknown disse...

Boa noite tenho um coleiro não saí do cocho comer o dia todo será que ele está doente ficar Batendo as asas bem fraquinho oque faço

Diogo Fidelis disse...

Bom Dia
Meu coleira estar com o olho inchado e ao redor do olho estar sem penas qual remedio devo dar aqui nao tem veterinario especifico para passaros me ajudem ele é um bom coleira canta muito e cuido bem dele e dos outros que eu tenho de repente apareceu isso no olho e nao sei oq fazer.

Diogo Fidelis disse...

O meu tbm alguem pra ajudar?

Unknown disse...

Gostaria de saber o que é uma bolga marrom na altura dos olhos do colero

Unknown disse...

Meu coleira está coçando os olhos e assim ficando sem as penas ao redor dos olhos...que pode ser?

Unknown disse...

Coccidex peito seco pode da a ele

Unknown disse...

Como tratar oveira em coleiro ?

Unknown disse...

O meu tamb está assim

Unknown disse...

Estou. Com o meu assim também o que fasso ??? pilrocha50@gmail.com

Unknown disse...

Meu coleiro está com um olho fechado, e aparenta ter uma pele no olho, está um pouco inchado,e ele já colocou duas penas no olho.. o que seria?

Unknown disse...

Compre um óculos pra ele

Unknown disse...

Meu coleiro fica gritando a noite oq pode ser ,e fica se arrepiado e afiando o bico pfvr me ajudem ñ sei oq pode ser

Unknown disse...

Já vi , no caso aqui , foi reação ao remédio , deram 2 gotas de ivomec na nuca do canário , a ave ficou assim .
Por sorte se recuperou e curou o ácaro na traquéia .
Era para ser uma gota na nuca da ave , o rapaz bobeou caiu duas .
Não sei o que vc fez aí .

Unknown disse...

Deve ser muda encroada, pois, nunca soube de papacapim gogó de sola.

Unknown disse...

Oi bom dia o meu coleiro amanheceu torto no puleiro ,sem equilíbrio ele não vira pro outro lado e não fica reto e quando boa na gaiola perde o equilíbrio e cai no fundo da gaiola

Unknown disse...

Qual seria a medicação

Unknown disse...

Meu passarinho fez um buraquinho no peito, o que eu posso fazer? Isso é verme? O que pode ser?

Unknown disse...

Amigo. boa. noite verifica se não está com berne .Caso. seja vc vai perceber uma pontinha. branca .Eu já tive esse problema. boa sorte

Unknown disse...

Meu coleiro está com os dois olhos inchado e fechados, oq devo fazer me ajuda aí prf

Unknown disse...

Olá, tenho a femia de coleiro e faz uns três dias que ela está com a barriga direto no bebedouro, oque poderia ser ?